03 maio, 2009





Acabei de assistir CONTROL. Já tinha ouvido falar, pois foi um dos destaque da Mostra de Cinema de SP em 2007. Descobri que a direção do filme é o début do renomado fotógrafo Anton Corbijn no cinema. Ele que já fez ensaios antológicos de bandas como U2 ( The Joshua Tree), REM, David Bowie e Depeche Mode.

O filme conta a história da vida conturbada de Ian Curtis, líder genial do Joy Division (que depois viria a se transformar em New Order, mas aí é outra coisa) a banda que definitivamente transformou a cara do punk na virada dos anos 70 para os 80. Mas a banda teve vida curta. Ian Curtis se matou em 1980, aos 23 anos, um dia antes da viagem que marcaria o início da primeira turnê americana.

O filme me instigou a ouvir novamente a banda e, pra quem não conhece, "Closer", lançado após a morte de Ian Curtis, é um dos grandes discos da história do rock e merece ser ouvido com atenção. Estão lá as influências de David Bowie, Iggy Pop, Velvet Underground. Existe um certo mito em torno desse disco, pelo fato de algumas letras serem um tanto quanto impressionantes quando se sabe do fim trágico do vocalista ("Essa era a crise que eu sabia que viria/Destruindo a estabilidade que eu mantinha" de Passover ou "Mãe eu tentei, acredite/Estou fazendo o melhor que eu posso" de Isolation).




Um comentário: