29 maio, 2009

ATENÇÃO AO SÁBADO


Blumenau, em julho passado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas. No sábado é que as formigas subiam pela pedra. Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho. De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana. Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é? No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana vai morrer, com grande esforço metálico a semana se abre em rosa: o carro freia de súbito e, antes do vento espantado poder recomeçar, vejo que é sábado de tarde. Tem sido sábado, mas já não me perguntam mais. Mas já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã. Domingo de manhã também é a rosa da semana. Não é propriamente rosa que eu quero dizer.

Clarice Lispector, in "Para não esquecer" - 5ª ed. - Siciliano - São Paulo, 1992
.
.

8 comentários:

  1. Como diria o poeta: "Porque hoje é sábado!"

    Sempre bom lembrar a poetisa da prosa melancólica Clarice...

    Abraço, multi-facetado amigo: tem menção honrosa para você nos Morcegos!

    ResponderExcluir
  2. A propósito: há um 'regallo' nos Morcegos para vosso blogue!

    ResponderExcluir
  3. Clarice minha amada poeta, obrigada por isso.

    E no Rio de Janeiro hoje sob chuva rala o sábado se anuncia fraco mas positivo como a irradiação do carioca.


    lindo dia
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, só um adendo: talvez não tenhas reparado, mas nomeei-te a um selo-prêmio na parte lateral dos Morcegos (há referência no 'post'): confirma pelo menos se aceitas... Até!

    ResponderExcluir
  5. eita..
    que todos os dias sejam sábados e que amanheçam como esse domingo!!

    ah, rosas sem espinhos, prefiro.rs

    bjo

    ResponderExcluir
  6. meu quarto tb tem muuuuuuuuuuuita bagunça, mas resolvi esconder esse 'pequeno' detalhe.

    Lindo o texto da Clarice, o sábado tem um toque todo especial mesmo, sensação de infância que nunca acaba.

    ResponderExcluir
  7. Olá...muito obrigado por ter passado nos meus blogs sinta-se a vontade...bem acho que o segredo é que todo dia seja o sábado....beijos

    ResponderExcluir
  8. Existe uma coisa de encantamento em cada obra produzida pela clarisse pode ser no total do livro, em um capitulo, uma pagina ou frase q seja.. sempre nos encontramos lá.. talvez este sabado seja uma composição de todos os sabados de nossa infancia humilde, o tão esperado sabado q só acaba na manha de domingo.. concordo (se é q tenho direito de opinar) o sabado é a rosa da semana.. e assim sempre será para mim para meus filhos e os flhos dos filhos dos meus filhos q virão..

    Abraço grd..

    ResponderExcluir