29 julho, 2009


Lucas Bambozzi e Jarbas Jacomi no workshop "Sobre Linguagens
em Trânsito" no Itaú Cultural. Foto Wallace Puosso.
.

SEMANACULTURAL

Os últimos dias foram bem agitados, não posso negar. Aqui vai um pouco das atividades culturais com as quais me envolvi na semana passada. Várias referências estéticas.
.

quarta-feira, 22/07 - Itaú Cultural - SP (parte da tarde) .

mostra on_off - experiências em live image
.
Os trabalhos da "mostra on_off - experiências em live image" são assinados por artistas que são referência no gênero: o japonês Ryoji Ikeda, em sua primeira visita ao Brasil, o coletivo inglês D-Fuse e os brasileiros VJ 1mpar, Lucas Bambozzi e coletivo Laborg – estes dois trazem trabalhos inéditos. Além disso, D-Fuse, Laborg e Bambozzi (foto acima) ministraram workshops abertos ao público, em que contaram mais detalhes sobre suas trajetórias, estilos e referências, além de mostrar técnicas e equipamentos em simulações das performances ao vivo.
.

mostra gameplay (http://www.itaucultural.org.br/gameplay/)

O que há em comum entre as 6 instalações e os 11 games presentes na exposição GamePlay? Na publicação Hamlet no Holodeck, a autora Janet H. Murray define o conceito de agency: “Quanto mais bem-resolvido o ambiente de imersão, mais ativos desejamos ser dentro dele. Quando as coisas que fazemos trazem resultados tangíveis, experimentamos o segundo prazer característico dos ambientes eletrônicos – a sensação de agência”.
Aí está um ponto-chave para a compreensão desse diálogo denominado gameplay. Tanto nas instalações como nos games presentes na exposição podemos perceber que nossas ações são importantes e fazem diferença no mundo virtual. Somos agentes nesses ambientes, não simples figurantes.

É do conjunto de experiências interativas entre sistemas humanos e artificiais que esses trabalhos falam.



Interatividade é a palavra de ordem. Um dos jogos presentes
na Mostra Gameplay, no Itaú Cultural. Foto Wallace Puosso.
.
.
quarta-feira, 22/07 - SESC Paulista - SP (parte da noite)


GAINSBOURG - ARTISTA, CANTOR, POETA, ETC.

SESC Avenida Paulista
05/06 a 07/09. Terça a sexta, das 13h as 22h;

Sábados, domingos e feriados, das 11h as 20h.


A exposição, que integra o Ano da França no Brasil, apresenta diferentes aspectos da obra de Serge Gainsbourg, artista francês que durante quarenta anos criou associação e correspondência entre palavras, imagens e música, e até hoje influencia gerações.
O polêmico e cult músico francês é autor, entre tantas outras obras, de “Je t’aime moi non plus”. O tributo é assinado pelo guitarrista Edgard Scandurra e sua banda, a Les Provocateurs, com participações especiais em shows no Sesc Avenida Paulista.




quinta-feira, 23/07 - Casa Laboratório - SP (parte da noite) .
.
OS FIGURANTES - Direção de Cacá Carvalho

.

.
Os atores exploram o desespero do ser humano na busca por conquistas. O ritmo do cotidiano faz com que suas angústias se manifestem aos poucos, mas somente para depois se encaixarem no vazio de ser figurante da cidade em que vivem.
Cadeiras constroem o espaço cênico e representam a vida urbana, na relação homem X cidade.
Para a criação do espetáculo, os atores levaram experiências próprias e se inspiraram em obras como Primeira Infância (Manuel de Barros), A Asa e a Serpente (Vicente Cecim), A Solidão nos Campos de Algodão (Bernard-Marie Koltès), Dias Felizes e Improviso em Ohio (Samuel Beckett), Pinochio (Carlo Collodi) e Água Viva (Clarice Lispector).
.
Ficha Técnica
Direção Artística: Cacá Carvalho
Elenco: Daniel Ribeiro, Joana Levi, Juliana Grave, Laila Garin, Leonardo Ventura, Marcelo Valente e Raquel Tamaio
Produção Executiva: Pedro de Freitas/Périplo Produções Culturais
Dramaturgia: Cláudia Barral e Elenco
Coordenação de Produção: Carla Pollastrelli
Colaboração Artística: Roberto Bacci


sábado, 25/07 - Taubaté - SP (parte da manhã) .

Um Maestro Louco por Beethoven
com a Cia Quase Cinema .
.
.
Fui convidado a integrar o espetáculo "Um Maestro Louco por Beethoven", da Cia. Quase Cinema, de São Paulo, recém estabelecida na cidade de Taubaté. Já tem apresentação marcada para o próximo dia 15 de agosto.

Espetáculo inspirado no filme “Ensaio de Orquestra”, do cineasta Federico Fellini, a peça apresenta a música clássica de Ludwig Van Beethoven e mistura teatro de sombras e teatro convencional. Um maestro é convidado para reger uma famosa orquestra de sombras, e durante a audição os instrumentos se rebelam e não querem se apresentar, mas o corajoso Maestro consegue convencer a orquestra após enfrentar seus temores.
.
Para o diretor da CIA Quase Cinema, Ronaldo Rubles, esse tipo de encenação é completa porque utiliza a dança, as artes plásticas e cênicas, o som. “É um universo de possibilidades e a idéia do teatro de sombras é propor uma discussão sobre a imagem, a sua construção”, comenta.
.
O grupo teatral foi formado há cinco anos e há um está com a peça Um Maestro Louco por Beethoven rodando pelo país. Até o final deste ano, a companhia fará uma apresentação do espetáculo na Grécia.
Para Ronaldo Rubles, o que é interessante no teatro de sombras é poder trabalhar diversas linguagens. “Neste espetáculo a gente pensou em fazer numa linguagem universal”, diz.

.

BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN
Público: infantil Dia 15 de agosto, sábado, às 16h
.
Mais informações: http://www.ciaquasecinema.com/site/um-maestro-louco-por-beethoven-em-sao-bernardo-do-campo/

.
sábado, 25/07 - SJCampos - SP (parte da noite)
.
E, pra fechar o sábado, o show "Madonna mudaria a minha vida" com o cantos baiano Nando Luz, amigo e companheiro de luta aqui em SJCampos.
.
.

Foto do show de nando Luz no SESC SJCampos.

4 comentários:

  1. Sinta-se orgulhoso e feliz por tanta agitação mano velho.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha todos os dias tão cheios de atividades, trabalho com prazer que nos dá prazer...parabéns!

    lindos dias
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Vida agitada hein...

    bjs

    vc não visitou meu outro blog...

    ResponderExcluir
  4. http://blogdotubera.blogspot.com/2009/07/autumn-story-animacao-em-giz-e-quadro.html

    indicação.... bjs

    ResponderExcluir