01 outubro, 2009


(José Ferraz de Almeida Junior, Caipira Picando Fumo, 1893)


UNIVERSO CAIPIRA
AS HISTÓRIAS QUE O VALE CONTA -




LUÍS ALBERTO DE ABREU
DRAMATURGIA

EDUARDO MOREIRA
DIREÇÃO

CLAUDIO MENDEL
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

RENATO FERRACINI
PREPARAÇÃO DE ELENCO

LEOPOLDO PACHECO
CENÁRIOS E FIGURINOS

BETO QUADROS
DIREÇÃO MUSICAL

MARCELO ESTEVES
ILUMINAÇÃO

CARLA MACIEL
PRODUÇÃO EXECUTIVA




ELENCO

ADRIANA BARJA

ANA CRISTINA FREITAS

ANDRÉ RAVASCO

ANDRÉIA BARROS

CAREN RUARO

VANDER PALMA

WALLACE PUOSSO



Começa oficialmente amanhã. Dois de outubro. Um dos maiores projetos teatrais do interior paulista.
A pesquisa sobre o universo caipira, foi proposta pelo dramaturgo Luis Alberto de Abreu (Narradores  de Javé, Hoje é Dia de Maria, O Livro de Jó) para o grupo e prontamente aceita.

A direção está nas mãos de Eduardo Moreira, fundador e integrante do Grupo Galpão, um dos grupos de teatro mais respeitos e admirados do mundo. Transitando entre a turné nacional de "Till", novo espetáculo do Galpão, a residência em Belo Horizonte e São José dos Campos, Eduardo propõe um trabalho aprofundado a partir do processo colaborativo com os atores-pesquisadores.

A assistência de direção fica sob responsabilidade de Claudio Mendel, diretor premiado da companhia e que já tem na bagagem muitos espetáculos, entre os quais, "Maria Peregrina", em cartaz há 9 anos e também sobre o universo caipira.

Renato Ferracini, ator-pesquisador-colaborador integrante do LUME e Doutor pelo Depto. de Multimeios – UNICAMP. Hoje realiza Pós-Doutorado coordenando o projeto “Aspectos Orgânicos na Dramaturgia de Ator” - projeto esse inter institucional que agrupa nessa linha de pesquisa atores-pesquisadores do LUME – UNICAMP e ECA-USP.

Leopoldo Pacheco é ator, cenógrafo e figurinista, já recebeu o prêmio Shell de melhor figurino nos anos de 1988, 2002 e 2003 e de melhor ator em 2002 pelo espetáculo "´Pólvora e Poesia". Atualmente, faz parte do elenco da novela global das seis. Boas expectativas portanto, com relação à plástica do Universo Caipira.

Beto Quadros é fundador e integrante de um dos mais importantes grupos de música regional do interior de São Paulo, o "Trem da Viração". Será o responsável por apurar nossos ouvidos e por dar musicalidade a partir do jeito de flar do caipira do Vale do Paraíba.Marcelo Esteves já trabalhou com Zé Celso Martinez Correa e o Teatro Oficina. Não é preciso dizer mais nada. E a Carla Maciel é nossa produtora já há quase dois anos. Sempre competente.

Estréia Nacional em maio de 2010. Ainda estamos negociando local, mas é certo que será em São Paulo. Depois, faremos uma temporada no Rio de Janeiro.

Por esse projeto, pelo "Poemas Bem Ditos" (com a Clarinha e a Beá), também em pequena turné pelo Vale do Paraíba e pelo "Um Maestro Louco por Beethoven", meu infantil com a Cia. Quase Cinema, em cartaz no SESC Pinheiros a partir do dia 25 de outubro, apenas por isso, provavelmente terei pouquíssimo tempo para postar aqui, administrar visitas e comentários, visitar os amigos...
Mas, nas folgas, prometo que visito vocês, mesmo que aos poucos.


Agora, de verdade, queria férias... rs... mas isso terá de esperar...


bjs e abraços e torçam por mim. Não será nada fácil!!!
.
.

10 comentários:

  1. Ai que ótimo...quero conferir...


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Poxa quando alguem se lembrará do Espirito Santo :( buaaaaaaaaaaa
    Meu amigo sei que anda correndo mais que tudo porem tenho certeza que é açgo que ama, e fico feliz por estar trabalhando muitooooooooo pois isso indica sucesso....Deus te abençoa....Sucesso a vc e atodos deste novo progeto...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:59 PM

    poxa,que chato tudo isso,em?
    hahahaahaa

    todo sucesso do mundo, sempre, mestre.
    e a gente perdoa a ausência dessa vez!!!

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte para todos!!!
    será marcante!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Wallace.....Só passando pra te deixar um abraço meu e do jorge
    ............

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte nessa empreitada!!!
    Quando poderemos conferir???
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Quando virá a Maceió?^^

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, que férias, que nada: vá fundo neste projeto mais que especial e que promete bastante, com esse time de feras...! Boa sorte! Abração!

    ResponderExcluir
  9. Que ótimo. Uma pena eu não poder prestigiar pessoalmente, uma pequena questão geográfica impossibilitando. Mas olha, boa sorte. Tenho certeza que será um sucesso. Beijo grande!
    Depois ocnta como foi.
    :)

    ResponderExcluir
  10. Sucesso, amigo!!! E,como vcs dizem no teatro, muita merda pra vc...rsrsrs. Bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir